Resenha do texto: Paisagens urbanas do século: Notas sobre a mudança social e o espaço urbano (ZUKIN, Sheron).
Neste texto a autora relata a alterações do espaço urbano e da sociedade no séc XXI. Tais mudanças vêm impondo normas de ajuste e tem impulsionado assim a reestruturação urbana.
Segundo Zukin, os estudiosos sobre a temática cidade, estão tentando desvendar quais são as alterações da estrutura econômica das instituições políticas, a escala geográfica e as estruturas sociais que influenciam o espaço urbano. Um exemplo é o aumento, cada vez maior, dos edifícios ditos “arranha-céus”, que são construídos nos centros comerciais e financeiros. Já nos centros culturais, buscam-se outros tipos de construções como os museus.
Os shoppings é luma forma de domesticação do espaço público, pois visam imprimir sua marca lançando formas padronizadas de comportamento, vestuários etc.
No texto é abordado o conceito de paisagem, que é utilizado pelos geógrafos e historiadores como construção material e representação simbólica das relações sociais e espaciais.
O termo ganha novo significado para representar as relações de poder, para demonstrar o que é construído e o que resiste. Para clarificar, podemos comparar a construções dos grandes prédios e a populares são fotografias das relações sociais. Percebem-se rupturas de atividades e grupos sociais, reforçando assim as diferenças.
Há três tensões centrais no conceito de paisagem:
- Paisagem e vernacular:
Vernacular é utilizado pela autora para se referir às construções tanto dos edifícios, quanto das relações sociais feitas pelos desprovidos de poder, contrastando as paisagens impostas pelos poderosos. Portanto é o que há de mais tradicional em um contexto e uma forma de resistência. - Mercado e lugar:
Mercado visa produzir variação do lugar para homogeneizar os grupos sociais, para criar uma cultura local. Exemplo disso são as cidades planejadas, como as ecologicamente sustentáveis, ditas verdes. Já o lugar é uma forma mais dinâmica do vernacular; é uma contra corrente à renovação urbana,financiados tantos pelos capitalistas ou pelo Estado.
Mercado e lugar são então, uma representação de correlação de forças estruturais,sejam elas matérias ou simbólicas. - Relação entre sistema de produção econômica e o desenvolvimento de novos produtos culturais:
A elaboração de uma economia de “informação”, favorecida pelo processo de globalização, tem exigindo que as paisagens da cidade seja reestruturada. Cresce a valorização por produtos abstratos, como moda, em contra posição as velhas indústrias de manufatura.
A inserção das cidades na economia mundial permite uma mudança na estrutura social e espacial urbana.
Notamos com este texto que as cidades do século XXI, são cenários para as disputas de poder e das correlações de força, entre os que exercem e detêm o poder e os que só possuem a resistência como arma de luta, aqueles que não aceitam de forma passiva as mudanças verticalizadas.
Os condomínios também estão uma expressão deste movimento de reestruração das cidades, pois impõem, entre outros, uma marca própria, um estilo de comportamento, padrões arquitetônicos. Muitas vezes, meio a eles, há possibilidade de perceber o vernacular, através de construções populares.
T-Shirt | T-Shirt
ResponderExcluirT-Shirt by 2019 ford edge titanium for sale T-Shirt by titanium granite T-Shirt · $19.99. $20.99. $17.49. T-Shirt by T-Shirt · titanium chloride $23.99. $24.99. T-Shirt by T-Shirt · titanium tent stakes $26.99. $29. $27.49. $32. T-Shirt 2019 ford fusion hybrid titanium by T-Shirt