Seja bem vindo ao "Cidade-Condomínio"

Este blog é um trabalho da disciplina "Núcleo Temático: Cidade e Segregação" do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Buscamos refletir e debater o tema condominio.

Venha debater conosco a temática condomínio, relatando sua experiência, se é um morador (a) ou suas imprensões a cerca desta forma de moradia!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Entrevista com condôminos


Entrevista realizada no dia 04/12/2009 com dois moradores de condomínios no bairro de Pilares e na Barra da Tijuca, ambos situados no município do Rio de Janeiro.

1) O que motivou a escolha por morar em condomínio?
2)Justificativa para a escolha do bairro.
3)Pontos Positivos e negativos de viver me condomínio, quanto a:
Segurança, Comércio e normas estabelecidas.
4)Quais os limites que devem ser superados no condomínio?
5)Como se dá a sociabilidade dentro do condomínio? Viver em condomínios favorecem as os estreitamento das relações de amizade?


João: 16 anos, estudante.
Bairro: Pilares.

1- A organização, pois é bom ter alguém responsável em coordenar os pagamentos de constas de luz e água; ter alguém que é a “cabeça” para não deixar o virar bagunça.

2- Foi aleatório

3- Pontos positivos e negativos:
Segurança: Ter alguém que comanda o portão e as câmeras e zela pela organização favorece a segurança. Negativos não há.
Comércio: Não há comercio perto, mas isso não se torna um problema pois o acesso é fácil.
Normas: Não poder fazer festas e ter animais. É positivo porque mantem uma ordem, mas é ruim porque acaba limitando um pouco a liberdade.

4- No meu condomínio a limpeza deve ser aperfeiçoada.

5- cada pessoa pensa de uma forma e tenta impor sua vontade. No meu condomínio por exemplo, o síndico é um “banana” e por isso não se impõe e as reuniões com os moradores acabam sendo uma bagunça. Não há uma pessoa que fale: “É isso e acabou”.
Não é possível ter muitos amigos, mas vive-se em harmonia, pois as pessoas são mais discretas e evitam conflitos, se não estivessem em condomínio, isso talvez não existiria.

Célia: 59 anos, funcionária pública
Bairro: Barra da Tijuca


1- Meus filhos queriam me dar conforto, já que eu fiz muito por eles. Eles visavam a segurança, morar em lugar reservado.

2- Não quero ser melhor do que ninguém, mas morar na Barra está muito melhor, mesmo tendo um custo de vida mais caro. Morar em condomínio na Barra é viver fora deste mundo de tanta ruindade, embora possa ocorrer também violência.

3- Pontos positivos e negativos:

Segurança: Onde eu moro é muito seguro, mais do que onde morava antes ( Sulacap), embora eu tivesse mais liberdade, porque quanto mais no subúrbio você mora, mas liberdade você tem.
O ponto negativo morar em meio a mais de mil pessoas, podendo ser elas boas ou ruins.
Existem confusões que não deveriam existir, já que as pessoas enchem a boca para dizer que moram na Barra. Se fosse em outro lugar as mesmas pessoas criticariam.
O IPTU e os impostos são mais caros por ser um bairro valorizado. Eu pagava R$250,00 pelo condomínio, em Sulacap, lá pago R$750,00 para ter segurança, além dos benefícios como sauna, piscina, churrasqueira e salão para festas.

Comércio: Ponto negativo é que o acesso desfavorece que não tem carro como eu, porque tudo é muito longe. O ponto positivo é que o meu condomínio oferece ônibus incluso na taxa do condomínio.
Normas: As positivas eu aceito as negativas eu não concordo. Por exemplo, não ter direito ao seu apartamento se você não paga o condomínio não é bom, pois você já quitou o seu apartamento. Isso não deveria existir.
Você não ter direito a fazer alterações nos padrões físicos dos apartamentos. Não posso mudar minha porta, a cor da rede, nem por vasos ou quadros na parede. Meu síndico me disse uma vez: “ Dona Ana, sei que você caprichosa, mas já pensou se alguém põe um vaso de “comigo-ninguém-pode”?
Os pontos positivos é evitar que haja conflitos entre os moradores.

4- Evitar a troca de porteiro com freqüência, pois no meu condomínio, quando você se acostuma com um o síndico trocar por outro funcionário. Ai meu ver isso não é bom.
Para mim deveria ser feito um “nada consta” para saber quem é quem. Porque fui informada que já trabalhou lá, uma pessoa que era do “Comando Vermelho”. Nada contra, pode ter se “endireitado”, mas é preciso a seleção tem que ser bem feita.

5- É bom viver em coletividade porque você se diverte com os serviços que são oferecido, como as festas organizadas, mas depende das pessoas. No subúrbio as pessoas se davam melhor, na Barra as algumas acham que são melhores que as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário